Ser Advogado Autônomo ou abrir meu próprio escritório? Eis a questão 🤔
Muitos profissionais da área da advocacia, iniciam suas atividades como autônomos, e não tem nada de errado nisso, porém, existem muitas vantagens em abrir um escritório e se formalizar quanto profissional.
1 – REDUÇÃO NA TRIBUTAÇÃO 💰
Os advogados que não possuem um CNPJ (Autônomo), ou seja, não tem uma empresa aberta, são tributados conforme a tabela do IR de pessoa física, que pode chegar em até 27,5%, sendo que, uma sociedade unipessoal de advocacia (SUA) optantes pelo simples nacional serão tributadas em apenas em 4,5%. Uma diferença gigantesca, não acha?
2 – GANHO DE CREDIBILIDADE 📈
Quando um profissional possui CNPJ e emite notas fiscais, a credibilidade desse profissional aumenta de forma significativa, pois, com isso, mostra que o advogado possui seriedade, responsabilidade e comprometimento com seu negócio e, para advocacia, credibilidade e confiança são essenciais para a captação de clientes.
3 – AUMENTOS DE CRÉDITO NO MERCADO
Muitas instituições financeiras como bancos, seguradoras e, até mesmo, adquirentes (instituições financeiras de cartões de crédito) dão benefícios bem atrativos para quem possuem CNPJ, fazendo você, advogado, economizar e ganhar mais vantagens contra sua concorrência.
4 – AUXÍLIO DE UM CONTADOR
A presença de um contador para quem é autônomo é facultativo, porém, muitos não percebem a importância deste profissional para lhe auxiliar nas finanças da sua advocacia. Sendo assim, ao adquirir um CNPJ, a presença do contador é obrigatória e lhe auxiliará muito com o seu escritório! Com esse profissional você irá conseguir focar mais no caso do seu cliente.
5 – EVOLUÇÃO PATRIMÔNIO LEGALIZADA
É muito comum um estagiário ganhar um salário mínimo durante a faculdade mas, depois de formado, receber valores superiores a 5 mil ou 10 mil e se deixar levar pela sanção de crescimento de renda e comprar carro, casa e viagens.
Essa movimentação financeira elevada, chama atenção do fisco e é preciso um latro financeiro para evitar problemas com a Receita Federal. Nada melhor que um CNPJ para regularizar a situação e gerar economia tributária.